Notícias

“Queremos tornar nossas candidatas mais preparadas para seus mandatos”, diz Solange sobre curso no Recife

O PSDB-Mulher, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV), promove em Recife (PE) esta semana, nos dias 26 e 27, o seminário “O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas eleições de 2018”. Doutor em Ciência Política com pós-doutorado em Comunicação, Juliano Mendonça iniciará o debate, quinta-feira (26), abordando os impactos negativos da corrupção no país e o significado de democracia.

Em seguida, a presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema (AL), falará sobre a importância da mulher na política para a consolidação da democracia, destacando a importância da igualdade de gênero como fator essencial para cultura de direitos. Em entrevista a rádio CBN Recife, nesta terça (24/04), Solange adiantou que está prevista a participação de 60 tucanas pré-candidatas nessas eleições. A tucana informou, ainda, que os próximos seminários ocorrerão no final de maio nas regiões Norte e Centro-Oeste.

“Queremos com esse curso não apenas eleger qualquer candidata, mas mulheres que façam a diferença. Para isso abordaremos vários temas fundamentais para prepararmos melhor nossas possíveis candidatas e torná-las mais preparadas para seus mandatos. Será uma oportunidade também para trocarmos experiências numa mesa redonda que fechará o encontro. Em outras oportunidades, por exemplo, tiramos alguns entendimentos como o de que não é apenas o desenvolvimento econômico que é melhor para o Brasil, as políticas sociais também precisam ser respeitadas, é necessário que tenhamos políticas de proteção social que sejam eficientes e tragam contribuições reais para o país”, disse Jurema a CBN Recife.

No encontro desta semana, o especialista em Direito Eleitoral, Gustavo Kanffer, esclarecerá as dúvidas sobre mudanças na legislação eleitoral e detalhará aspectos importantes para as candidatas em 2018. Na sexta-feira (27), o seminário abordará a democracia virtual e o risco das fake news nas eleições. O tema será tratado pelo especialista em Direito e Tecnologia  e pesquisador do Instituto de Tecnologia e Sociedade, Eduardo Magrani.

Para a presidente do PSDB Mulher de Pernambuco, Terezinha Nunes, a iniciativa do partido de fazer um curso preparatório para as candidatas do Nordeste demonstra a preocupação com o avanço das mulheres na política. “O partido sinaliza de que não considera necessário apenas conquistar votos mas realizar excelentes mandatos. Só assim poderemos avançar em novas conquistas, inclusive majoritárias. Esses cursos têm nos tornado cada vez mais preparadas para o debate de ideias e para a formulação de políticas públicas voltadas para a garantia do desenvolvimento econômico e social de nosso país”, disse.

Está prevista ainda no encontro abordagem sobre marketing político com a especialista em Marketing Digital e mestre pela Universidade de Barcelona, Camila Braga, que falará das técnicas eficazes de aproximação com o eleitor. Com a fonoaudióloga e professora de oratória do Clube da Fala, Laila Wajntraub, as tucanas terão dicas de argumentação e retórica em discussões políticas.

*Da assessoria do PSDB-PE