Notícias

Vereadora comemora criação de novo dispositivo para proteger mulheres do HIV

A enfermeira e vereadora da cidade de Bequimão (MA), Raquel Paixão, comemorou a criação de um novo dispositivo para proteger mulheres do HIV. Cientistas da Universidade de Waterloo, no Canadá, desenvolveram um novo mecanismo para ajudar a proteger mulheres da infecção pelo o vírus causador da Aids. O implante vaginal diminui o número de células que o vírus pode atacar no órgão genital da mulher.

Para a vereadora, o dispositivo é mais uma ferramenta que contribuiu para a liberdade sexual feminina. “Nós mulheres ficamos muito dependentes dos homens no que diz respeito ao uso de preservativos. Agora vamos poder nos proteger e garantir o cuidado com a nossa saúde”, afirmou.

A tucana ressaltou ainda os avanços da ciência para a proteção das mulheres e disse que essa é uma área que o governo deve investir mais. “Vemos pouco incentivo nesta área. É necessário investir para que a ciência ajude a melhorar a qualidade de vida das mulheres”, completou.

O novo dispositivo faz uso da imunidade natural de algumas pessoas contra a vírus. Segundo especialistas, o HIV infecta o organismo ao “corromper” as chamadas células T mobilizadas pelo sistema imunológico quando de sua invasão. Deste modo, quando as células T não são ativadas para lutar contra o vírus, elas não são infectadas e a doença não é passada de uma pessoa para outra.

De acordo com a universidade, algumas drogas, quando tomadas oralmente, nunca chegam ao trato vaginal, o que faz com que este implante seja uma maneira mais confiável de encorajar as células T a não responderam à infecção, e assim também prevenir a transmissão de forma mais barata e confiável.

*Com informações de O Globo