Câncer mata mais homens que mulheres em municípios do país

Uma das principais causas de morte nas cidades brasileiras é o câncer, a maioria de homens, como mostra um levantamento do Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Dos 5.570 municípios do país, 516 sofrem o maior número de óbitos pela doença.

O estudo revela um alerta sobre o avanço da doença no Brasil ano após ano. Se mantermos este ritmo, em pouco mais de uma década, as chamadas neoplasias – massa anormal no tecido que configura um tumor – serão responsáveis pela maioria das mortes de todo o país.

Segundo os números divulgados, o câncer se desenvolve nas regiões mais desenvolvidas do país, justamente onde a expectativa de vida e o Índice de Desenvolvimento Humanos são maiores. Entre os 516 municípios que tumores mais matam, 80% ficam no Sul e Sudeste, enquanto o Nordeste concentra 9% e o Centro-Oeste, 7%. A região norte termina em último lugar, com 4% dos casos.

O Sistema de Informações de Mortalidade identificou que do total de mortes registradas nas 516 cidades ao longo do ano de 2015, a maioria foi entre homens. Em 23 estados, eles lideram o número de mortes, sendo que em 21 locais não houve sequer um registro de óbitos entre mulheres.