Banco Central terá 1ª mulher em sua diretoria desde 2010

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (17) o nome da servidora de carreira Carolina de Assis Barros para a ocupar o cargo de diretora de Administração do Banco Central (BC).  A indicação foi aprovada com 52 votos favoráveis e uma abstenção. Ela será a primeira mulher desde 2010 a integrar a alta administração da autoridade monetária.

A última indicação de uma mulher para a diretoria do BC foi em novembro de 2007: Maria Celina Arraes, para o comando da diretoria de Assuntos Internacionais. Ela tomou posse em janeiro de 2008 e deixou o posto em 2010.

Formada em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, Carolina dedicou os últimos 17 anos de vida profissional ao trabalho no Banco Central. Foi chefe de gabinete da presidência do BC, função que ocupou cumulativamente com a posição de secretária executiva da instituição. Desde setembro de 2012, exerce o cargo de Chefe do Departamento de Comunicação do Banco Central.

A servidora foi sabatinada pelos senadores na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na manhã desta terça-feira (17). Ela defendeu a autonomia da instituição por lei — já que hoje existe apenas um decreto tratando do tema.

Carolina Barros também falou aos senadores sobre criptomoedas, como bitcoin, alertando para possíveis riscos das transações com moedas virtuais. Ela explicou que o Banco Central tem participado de debates internacionais para decidir se deve ou não haver regulação da nova moeda.

*Com informações da Agência Senado e da Folha de S. Paulo

*Foto: Geraldo Magela