Notícias

Tucanas querem reduzir desigualdade salarial entre homens e mulheres

A presidente do PSDB-Mulher de Mato Grosso, Euda Silva, elogiou a campanha pela igualdade salarial entre os gêneros realizada durante esta semana pelo Comitê por Igualdade Salarial dos Estados Unidos. Segundo a organização norte-americana, a mulher precisa trabalhar 91 dias a mais para ganhar o salário anual de um homem.

A tucana afirmou que no Brasil a situação também não é boa e alertou para a falta de mobilização sobre o assunto.

“Nós temos que brigar incansavelmente por este direito. Executar a mesma função com salários diferentes é injusto. Existem mulheres que inclusive trabalham melhor que os homens e não são remuneradas como deveriam”, disse Euda.

De acordo com dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a renda da mulher brasileira é 75,4% da do homem.

A coordenadora de eventos da Executiva Nacional do PSDB-Mulher, Benedita Alves, também se posicionou sobre o assunto e destacou que essa realidade só será mudada elegendo mais mulheres para cargos políticos.

“Quem vai defender nossos interesses não são os homens, somos nós mesmos. Só com mulheres nos representando em cargos-chave será possível tomar alguma atitude rumo a igualdade salarial”, pontuou.

Benedita ressaltou a falta de interesse masculino nas questões de gênero e a importância do trabalho de conscientização das brasileiras sobre o tema.

“São pouquíssimos homens que fazem alguma lei específica para as mulheres. Se nós nos unirmos melhor e eleger o maior número de mulheres, as chances de avanço crescem”, completou.

A coordenadora destacou também o fato de que muitas mulheres são chefes de família, o que faz que boa parte delas aceitem ofertas injustas para garantir o sustento dos filhos.

“Não podemos negar que muitas brasileiras aceitam salários menores por pura necessidade de sobrevivência. É preciso esclarecer e estimular essas mulheres a lutar pelo direito de igualdade e a vencer essa injustiça que a muito tempo nos é imposta”, concluiu.