Primeira chapa de mulheres concorre ao Parlamento libanês

Uma chapa formada apenas por mulheres concorre pela primeira vez na história às eleições parlamentares no Líbano, previstas para o dia 6 de maio. O grupo recebeu o nome de “Mulheres de Akkar”, e foi apresentado formalmente na região de Akkar, área rural e pobre do extremo norte do Líbano, na fronteira com a Síria.

A chapa feminina desafia um país que vive sob uma política patriarcal, onde os homens ocupam quase todos os espaços políticos e as mulheres costumam não ter voz. Ao todo, são cinco candidatas ao parlamento: três independentes e duas do Partido 10.452, legenda feminista cujo nome se refere a área total do Líbano.

Em entrevista à Agência Efe, a líder da chapa, Rola Muhad, esclareceu que a intenção das libanesas é instigar a população a trabalhar em uma verdadeira revolução mental, a fim de que as mulheres do país possam garantir seus direitos e seu poder de ter voz. Ela indica que pretende se transformar em um símbolo, que possa inspirar outras libanesas a sair de sua zona de conforto e lutar por seu espaço.

*Com informações do portal UOL