Notícias

CREDN aprovará Moção de Apoio à candidatura de Mara Gabrilli para órgão da ONU

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados deverá aprovar na próxima quarta-feira (11) Moção de Apoio à candidatura da deputada Mara Gabrilli (SP) para o Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta partiu do deputado Vanderlei Macris (SP) e contou com o apoio unânime dos membros da Comissão. A eleição será realizada em 12 de junho em Nova York e serão eleitos nove representantes para o período 2019 – 2022.

Se eleita, o Brasil terá uma representante para um mandato de quatro anos em um órgão da ONU do qual nunca participou, que reúne 18 membros peritos de diferentes países e monitora a implementação da Convenção pelos Estados Partes. Também nesta quarta-feira, 4, a deputada foi eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados.

Para o presidente da CREDN, deputado Nilson Pinto (PA), “a candidatura da Mara foi abraçada pelo Brasil por tudo o que ela representa em termos de iniciativas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência. Desde já a Comissão dará total e irrestrito apoio à deputada”, assegurou. Bruna Furlan (SP) destacou o brilho e a força irradiadas pela deputada na defesa das pessoas com deficiência. “Vamos trabalhar com afinco para que ela seja eleita e contribua no plano internacional com tudo aquilo que já fez no Brasil”, afirmou.

Em março, Mara Gabrilli participou de missão oficial a Nova York onde teve a oportunidade de debater a sub-representação feminina nos Comitês da ONU, além da sub-representação de países da América Latina e Caribe. Segundo ela, “atualmente, apenas um membro dentre os 18 integrantes do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é mulher, a alemã Theresia Degener”, revelou.

Mara Gabrilli também reconhece os esforços do atual Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, para fortalecer a igualdade de gêneros. “Ele tem pedido a todos os países que assegurem uma base sólida em suas agendas, garantindo que a voz e a experiência de meninas e mulheres ressoem dentro de suas deliberações. Guterres fez desse tema e da igualdade de representação das mulheres uma prioridade de seu mandato”, afirmou Gabrilli.

Segundo a ONU, há cerca de 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo. A Convenção da ONU pede a compreensão da deficiência como uma questão de direitos humanos e destaca obstáculos enfrentados por pessoas nessa condição, como o acesso físico a edifícios, estradas e transportes, bem como o acesso à informação através de comunicações escritas e eletrônicas.

*Do PSDB na Câmara