Acompanhe

PSDB-Mulher DF promove “I Fórum Mulher na Política e seus desafios”

Mais de 70 simpatizantes e filiadas do PSDB participaram do “I Fórum Mulheres na Política e seus Desafios”, em Brasília. O encontro foi promovido pelo PSDB-Mulher do Distrito Federal, presidido por Luiza Werneck (PSDB-DF), no auditório Freitas Nobre no anexo IV da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (28).

Participaram do fórum as integrantes do Secretariado Distrital do PSDB-Mulher participaram do encontro: a coordenadora jurídica, Luciana Loureiro; a coordenadora de formação e cidadania, Mônica Alvares; a vice-presidente Ludmila de Faro; a tesoureira Nair Lelis e a 1ª Secretária Regina Lacerda.

As pré-candidatas às eleições 2018 Andréia Zemuner, Nagila Maria e Lucia Felix colaboraram com a organização do fórum ao lado das tucanas Iara Rodrigues, Sônia Carvalho, Luciene Cordeiro. Representando a Juventude Tucana, Maria Laura acompanhou de perto todas as palestras da tarde. A Associação de Idosos do Gama também esteve presente.

Relevância

Ao iniciar os trabalhos, a presidente do PSDB Mulher do Distrito Federal, Luiza Werneck (PSDB-DF) destacou a importância da participação das mulheres na política e a necessidade de personalidades femininas ocuparem cada vez mais espaços políticos.

Pré-candidato ao Governo do Distrito Federal pelo PSDB, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) recomendou que as mulheres apresentarem propostas viáveis para que as políticas públicas destinadas ao público feminino tenham os efeitos desejados.

“As mulheres estão assumindo espaços. Eu não tenho dúvida que as elas têm muita capacidade e competência para representar a sociedade. Há muitas mulheres no comando, como se pode ver no Judiciário. Isso demonstra que quando elas têm oportunidade e espaço elas fazem com excelência seu trabalho”, disse o deputado.

Otimismo

O tucano ressaltou que está otimista em relação ao aumento da representatividade feminina nas próximas eleições e disse estar disposto a colaborar para que as mulheres tenham mais espaços no Distrito Federal.

“Precisamos que as mulheres apresentem alternativas, sugestões para que a gente possa colocar isso no nosso plano eleitoral. A solução para Brasília não será feita por nomes e sim por um projeto, não só durante o período de campanha eleitoral, mas também durante o governo”, afirmou Izalci Lucas.

História

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) também prestigiou as tucanas brasilienses e contou sua trajetória política. “Cresci com o PSDB sendo protagonista de grandes mudanças no país. Tinha e tenho o [ex-presidente] Fernando Henrique Cardoso como ídolo e até hoje ele é”, disse a deputada.

Mariana Carvalho ressaltou a importância das candidaturas femininas e disse que os partidos precisam exigir mais do que os 30% exigidos por lei. “Não queremos ser apenas cotas. Queremos ter espaço e queremos que nossos desejos sejam escutados”, afirmou.

Representando a presidente do PSDB-Nacional, deputada Yeda Crusius (RS), a 3ª vice-presidente do secretariado, Lêda Tâmega, leu uma mensagem da deputada destinada a todas as tucanas presentes.

“Existe a necessidade de não apenas elegermos mais mulheres, mas de colocarmos na vida pública mulheres realmente comprometidas em legislar pelo bem comum. O PSDB-Mulher investe há muito tempo na capacitação e jovens lideranças e candidatas para que levem adiante nossas bandeiras com competência e eficiência”, disse Lêda Tâmega, reproduzindo as palavras de Yeda Cruisus.

Liderança

A psicopedagoga e especialista em aconselhamento e liderança Sheyla Macedo apelou para a importância do autoconhecimento para o fortalecimento feminino. Segundo ela, apenas por meio do conhecimento do que cada uma representa será possível buscar forças e incentivos para por em prática os projetos desejados.

“Nós mulheres avançamos onde os homens recuaram. Nós trouxemos para nós as responsabilidades e hoje temos multifunções. Agora é hora de aliviarmos a bagagem e sermos felizes. Qual é a sua identidade? Qual é a história que você está escrevendo?”, questionou.