Notícias

Câmara aprova lei que capacita creches e escolas para os primeiros socorros

A Câmara aprovou o projeto que obriga os estabelecimentos de ensino básico  capacitarem seus professores e funcionários em noções de primeiros socorros cujo objetivo é evitar a demora no socorro às crianças em situações de emergência. O texto ainda precisa ser apreciado pelo Senado. O projeto ficou conhecido pela “Lei Lucas”.

Em dezembro de 2017, Lucas, de 10 anos, morreu de asfixia depois de comer um cachorro quente durante passeio da escola por não ter recebido os primeiros socorros. A partir de então, mães de todo país se uniram em defesa de providências.

A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) foi uma das defensoras do projeto na Câmara. “A partir de agora, creches e escolas públicas e privadas devem capacitar professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Meu abraço fraterno à Alessandra, mãe do Lucas, e aos demais familiares, que protagonizam essa luta tão bonita”, disse ela.

Os cursos de capacitação serão ministrados por entidades especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população, como Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

*Com informações da Agência Câmara.