Notícias

Nada de medos nem receios de falar em público, ensinam especialistas

No último dia do seminário, em Porto Alegre (RS), organizado pelo PSDB Mulher em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS Brasil) e o Instituto Teotonio Vilela (ITV), as mais de cem participantes aprenderam que é possível superar o medo, as dificuldades e os bloqueios de falar em público.

Laila Wajntraub, fonoaudióloga e professora de oratória do Clube da Fala, afirmou que falar em público é o um temor que acompanha a humanidade pelo receio de errar,  insegurança e as conseqüências que esses medos provocam, como tremores, perda de memória e pânico.

“Como controlar o medo? Essa sensação que trava? Exercícios de respiração ajudam muito”, ensinou a especialista, levando a platéia a inspirar e expirar sob o comando dela. Laila Wajntraub disse que é possível educar a voz, algo comum entre as celebridades.

Técnicas

A especialista citou técnicas de entonação e impostação de voz, recomendou que as frases sejam concluídas com a entonação descendente. Ao final, ela fez um exercício com as tucanas: em duplas, por 2 minutos, apresentaram um esboço do marketing político. Elas citaram o nome, ocupação, história de vida, pontos fortes e vida pessoal.Em seguida, a voz, as expressões corporais/faciais e conteúdo foram analisadas.

Gil Castilho, , especialista pela Tupy Company, mencionou ainda que há técnicas de falar em público.

“O apelo emocional conta muito na hora de passar um conhecimento. Eu preciso contar uma história e fazer rir e chorar. É preciso ser você no palco. A maioria das pessoas não consegue. Tem que treinar. Tem que gravar vídeo. Não precisa postar, é só pra ir treinando mesmo”, disse ele

Marketing Político

As filiadas, presentes no seminário, apreenderam que as redes sociais serão essenciais na campanha eleitoral deste ano durante a palestra de Camila Braga,  especialista pela Universidade de Barcelona.

Camila Braga esclareceu as atribuições do social media: faz o planejamento de conteúdo, criação de “personagem”, atendimento, interação com o cliente, elaboração de posts e postagens em sim. “É um profissional de extrema importância para quem vai fazer campanha eleitoral”, disse ela.

A especialista ressaltou que, nas redes sociais, todo cuidado é pouco. É necessário observar atentamente posições que devem ser assumidas, pois o internauta aprecia quem tem “personalidade”, mas não perdoa erros.

“Não fiquem em cima do muro! É identidade, é personalidade. Cuidado com palhaçadas, e conteúdos informais”, disse Camila Braga. “Se vocês pisarem na bola, dificilmente as pessoas vão esquecer”.