Acompanhe

Alckmin é aplaudido durante cerimônia no Palácio do Planalto

Ao participar da cerimônia de adesão ao Programa Internet para Todos, no Palácio do Planalto, o presidente nacional do PSDB e governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), foi aplaudido pelos presentes. Pré-candidato à Presidência da República, nas eleições de 7 de outubro, Alckmin foi recebido aos gritos de “nosso presidente” pela platéia formada por muitos prefeitos. O tucano foi aplaudido logo ao ser chamado para o palco ao lado de autoridades do governo federal.

O programa Internet para Todos já tem 2.260 cidades prontas para assinar o termo de adesão. O número de municípios habilitados pode ser acrescido em mais de 330, já que 2.593 cidades manifestaram interesse em participar do programa.

Alckmin comemorou a adesão de municípios ao programa Internet para Todos: “Levar a banda larga, Internet, a regiões que ainda não têm, especialmente zonas rurais”.

Em seguida, o governador acrescentou que: “É importante levar tecnologia, governo eletrônico, as nossas UBSs novas, o nosso programa, todas já têm receituário eletrônico, tem prontuário eletrônico. Então, acho que é um avanço, através da tecnologia, melhorar serviços públicos, dar qualidade de vida à população”.

O Programa Internet para Todos pretende atender aos excluídos rede mundial de computadores, democratizando o acesso à informação e aos serviços públicos em  disponíveis on-line. Cerca de 40 mil localidades devem ser beneficiadas pelo programa.

O termo de adesão, que também será assinado pelos prefeitos, define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. As prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de Internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.

Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio. A previsão é instalar 200 antenas por dia. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras.

A conexão de Internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro, que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos. O Programa Internet para Todos oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.

*Com informações de O Globo e do Portal do Governo de São Paulo.