Notícias

Paraná investe mais de R$ 13 milhões em Saúde da Mulher

O governo do Paraná investiu R$ 13,1 milhões na construção do Centro de Saúde da Mulher do Hospital do Trabalhador, em Curitiba (PR), que ampliará o número de leitos da instituição de 222 para 302. O prédio está com 90% das obras concluídas, com a finalização prevista para o primeiro semestre deste ano. A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Fernanda Richa, este no local.

No Brasil, o número de famílias chefiadas por mulheres mais que dobrou. “Cada vez mais as mulheres ampliam seu espaço em todas as áreas da sociedade e o poder público deve estar atento a essa mudança de cenário”, disse Fernanda Richa.

O diretor da Secretaria da Saúde disse que a construção do Centro de Saúde da Mulher é a maior ampliação física do Hospital do Trabalhador desde sua inauguração, em 1947.

“Ao retirar o atendimento das mulheres do prédio histórico do HT, o governo do Paraná fortalece o atendimento ao trauma, especialidade do hospital, e dá espaço adequado para a maternidade e para especificidade da assistência feminina”, afirmou Sezifredo Paz.

Serviços

O Centro de Saúde da Mulher tem cerca de 4 mil metros quadrados. A nova ala abrigará a maternidade, serviços de ginecologia e obstetrícia, terapia intensiva neonatal, terapia intensiva adulto feminina, enfermarias e leitos de internação.

A edificação terá três pavimentos, com 80 leitos, 30 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , das quais 10 exclusivamente femininos e 20 neonatais, além de dois centros cirúrgicos. Segundo o diretor do hospital, um dos diferenciais do novo centro será a oferta de 10 leitos de UTI neonatal para prematuros extremos, abaixo de 1,5 quilo.

Em média, o hospital faz cerca de 250 partos, 80 deles cesáreas, além de aproximadamente de 1,6 mil atendimentos obstétricos por mês.

Hospital

O hospital conta com o maior pronto-socorro público do Paraná e é considerado um dos melhores do país. Referência para a população de Curitiba e Região Metropolitana, realiza em torno de 230 mil atendimentos por ano.

O HT é ainda um hospital de ensino – campo de estágio e residência nas áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e farmácia, entre outras especialidades.

*Com informações do Governo do Paraná.