Opinião

“Venci três cânceres e corri atrás dos meus sonhos”, por Tereza Nelma

O alerta do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no começo deste mês, ao divulgar o estudo denominado a “Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil”, provocou em mim uma espécie de catarse sobre o que passei nos últimos anos.

Já passei por três tipos de cânceres diferentes e por isso sei a dor física e mental que a triste doença traz. É muito difícil, mas temos que ter muita coragem e força para levantar todos os dias, desbravar o mundo e lutar pela nossa recuperação.

Eu tive essa força na minha família e no meu trabalho. Não parei em nenhum momento porque sabia que tinham pessoas que precisavam de mim e acredito que isso contribuiu muito para minha recuperação.

O grande segredo é seguir com o tratamento adequado, fazer o que for necessário e não se entregar jamais. Quando me recuperei do câncer de mama que tive, criei a Casa Rosa de Maceió, em 2016, que já atendeu milhares de mulheres, oferecendo exames preventivos e uma equipe multidisciplinar que cuida da recuperação dessas mulheres.

Esse é o meu agradecimento por estar viva! Eu lutei até o fim e por isso estou aqui para contar a minha história e ajudar outras mulheres que também estão passando pela mesma situação.

Porém, a luta não para por aí. O estudo, divulgado pelo Inca, é claro: com exceção do câncer de pele não-melanoma, os tipos de câncer mais frequentes serão os cânceres de próstata (68.220 casos novos) em homens e mama (59.700 mil) em mulheres.

A previsão ruim continua: completam a lista dos dez tipos de câncer mais incidentes o de cólon e reto (intestino – 36.360), pulmão (31.270), estômago (21.290), colo do útero (16.370), cavidade oral (14.700), sistema nervoso central (11.320), leucemias (10.800) e esôfago (10.970).

Diante deste cenário, é preciso estar atento: qualquer sinal estranho que seu corpo der, por favor, não deixe para amanhã. Procure ajuda especializada e cuide-se. Essa é uma doença, por vezes, silenciosa e capaz de destruir sonhos. Porém, se descoberta atenta estimula outros sonhos, sou exemplo disso!

*Tereza Nelma foi eleita a vereadora de Maceió mais votada, proporcionalmente, entre as capitais. Ela está no seu quinto mandato pelo PSDB de Alagoas. É pré-candidata a deputada federal.