Notícias

Líder faz homenagem a Dante de Oliveira, que completaria 66 anos nesta semana

O líder do PSDB na Câmara, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), divulgou mensagem em homenagem a Dante de Oliveira, que celebraria o aniversário de 66 anos na terça-feira (6). Nascido em Cuiabá (MT), Dante foi prefeito, deputado federal, governador e ministro da Reforma Agrária.

Porém, Dante de Oliveira ficou conhecido nacionalmente pela autoria da emenda constitucional nº 5, que propôs eleições diretas para a Presidência da República. O movimento resultou na campanha das “Diretas Já”. Filiou-se ao PSDB em 1994 e faleceu em 2006, vítima de uma pneumonia.

Dante apresentou a emenda em 1983, no final da ditadura militar. Em 25 de abril de 1984, após várias manifestações populares em prol da aprovação, a emenda foi rejeitada pela Câmara. Após a derrota, uma grande mobilização popular se espalhou no Brasil, e se transformou em um dos maiores movimentos políticos da história nacional.

Nacionalmente conhecido pela emenda que restabelecia eleições diretas para a Presidência da República, Dante faleceu em 2006.

A seguir a íntegra da mensagem do líder:

“Falecido em 2006, nosso ex-governador Dante de Oliveira celebraria hoje 66 anos. Além de dois mandatos à frente do estado de Mato Grosso, foi deputado estadual, prefeito de Cuiabá, deputado federal e ministro da Reforma Agrária.

Além de diversas outras realizações, ficou conhecido nacionalmente pela emenda constitucional que determinava a realização de eleições diretas para a Presidência da República – proposta que levou seu nome e que foi a palavra de ordem da Campanha Diretas Já, em 1985.

O PSDB e sua bancada na Câmara reverenciam Dante, destacado membro do partido, ilustre e saudoso homem público, ao mesmo tempo em que abraçamos sua viúva Thelma de Oliveira e toda a família.”

*Com informações do Portal do PSDB da Câmara.