Notícias

Mulher deve assumir comando da PM do Paraná

Em 164 anos, pela primeira vez, o Paraná poderá ter uma mulher comandando sua Polícia Militar. A escolhida é a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, que já chefiou pessoalmente sua equipe de segurança.

Audilene Rosa de Paula Dias Rocha é chefe de Segurança da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e assessora para Assuntos de Segurança Pública na Vice-Governadoria do Palácio do Governo do Estado.

Passou por alguns municípios da região e foi comandante interina do 8º Batalhão de Paranavaí, em 2009. No 4º Batalhão de Maringá ,passou pelo Pelotão de Trânsito, chefe da Seção de Inteligência, da Seção de Justiça e Disciplina, de Recursos Humanos e de Logística. ”

A mulher policial ou bombeiro militar ganha espaço no Paraná, desde 1977. Elas representam aproximadamente 8,15% do total do efetivo e compõem todos os postos e graduações, e ocupam funções diversas e até de comando, numa corporação predominantemente masculina.

A corporação conta com mulheres que se destacam em atividades consideradas estritamente masculinas devido à exigência de grande esforço físico, no serviço operacional (nas ruas).

*Com informações da Gazeta do Povo (PR) e do Blog de Aroldo Mura.