“Unidas e preparadas, venceremos as eleições de 2018”, por Neuza de Oliveira

A nove meses das eleições, o maior desafio das mulheres é conseguir investimento para campanhas. É reconfortante ouvir que recursos financeiros não são importantes. Mas este princípio não vale para as eleições. O dinheiro para a campanha é importantíssimo porque só com ele é possível ter autonomia e, por exemplo, percorrer o estado de ponta a ponta.

Para fazer campanha, nós, mulheres, precisamos ir ao interior mostrar o nosso trabalho e falar sobre propostas e, sobretudo, a importância feminina nos temas públicos.

Eu concordo que muitas mulheres não têm vontade de participar da política por ser difícil. Não vou negar que seja. Ser política é se meter nos problemas de Deus e do mundo! É tomar partido e defender os interesses de todos.

É preciso ser forte para enfrentar os muitos obstáculos que surgirão, infelizmente. É, muitas vezes, abrir mão da sua vida. Mexer com política não é se envolver em roubalheiras, como muitos pensam, mas procurar melhorar seu município, o estado e até o país.

Andando pelo Espírito Santo e até fora do meu estado, observo que o baixo índice de candidatas se dá pela falta de escolaridade. Muitas mulheres não se sentem preparadas para ocupar um cargo de poder. Outra subestimam a própria capacidade de liderar.

Os partidos políticos devem atuar justamente neste ponto: é preciso elevar a auto-estima das brasileiras. E como que se faz isso? Com conhecimento, capacitação, cursos e um trabalho de conscientização do próprio papel delas na sociedade. Algo que o PSDB-Mulher tem trabalhado ativamente.

Ao perceber que tem conhecimento e um cargo de poder – poder de opinião, de decisão e de mudar o futuro -, a mulher começa a ter gosto de participar. Aí é que entram os cursos de capacitação nas bases. Elas precisam diferenciar o que é política de politicagem. Para encorajar essas mulheres nós precisamos dizer para elas o seguinte: ‘Você é capaz. Estude e se prepare!’.

Precisamos exercitar nossa capacidade de diálogo, nos munir de conhecimento e ter respostas firmes com conteúdo para podermos fazer a diferença. Para encorajar as mulheres é preciso dar apoio. Confio na presidente Yeda Crusius e no seu empenho em favor das candidaturas das mulheres, é para isso que trabalhamos unidas.

Para as mulheres se candidatarem elas precisam sentir mais segurança. Tanto nelas como no próprio partido e isso se dá por meio de apoio. Apesar do cenário atual, estou otimista com as próximas eleições. Estamos vivendo um momento particular e as mulheres que estiverem comprometidas, sem manchas de corrupção vão conseguir se eleger. É o nosso momento!

*Neuza de Oliveira, a Neuzinha, é vereadora por Vitória (ES), no quinto mandato, segunda tesoureira do Secretariado Nacional da Mulher e presidente do PSDB-Mulher do Espírito Santo.