Às vésperas do Carnaval, a prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra (PSDB-PE), lançará a campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. A Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru (SPM) estará à frente da campanha #CarnavalSemViolência, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de enfrentar as violências contra as mulheres, bem como informar aos cidadãos os serviços da rede de enfrentamento à violência.
Uma equipe da SPM percorrerá os blocos e prévias carnavalescas distribuindo leques e adesivos sinalizando a importância do respeito às mulheres e informando números de telefones úteis para denúncias de violências físicas, psicológicas, verbais, sexuais, patrimoniais, dentre outras.
Para a gerente do Eixo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da SPM, Joana Figueiredo, a ideia de que no Carnaval pode tudo é totalmente errada em relação aos abusos cometidos contra as mulheres. “É preciso delimitar que o Carnaval pode até ser público, mas os corpos das mulheres não. É necessário se fazer entender que paquera é diferente de abusos e violências”, afirmou.
Joana Figueiredo destacou, ainda, que qualquer tipo de aproximação sem o consentimento da mulher é considerada uma abordagem violenta e o agressor deve responder judicialmente pelo ato.
“Infelizmente, vivemos numa sociedade machista e convivemos com situações constrangedoras, mas é bom ressaltar que abordar sexualmente mulheres que estão incapazes de discernir sobre suas escolhas, devido ao uso de álcool ou qualquer tipo de droga, é crime previsto no código penal, como estupro de vulnerável”, assegurou.
*Com informações da Prefeitura de Caruaru (PE).