Pelotas será parceira da 11ª Bienal do Mercosul

A prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (PSDB-RS), oficializou a parceria de Pelotas com a 11ª Bienal do Mercosul, evento internacional que acontecerá em Porto Alegre entre 5 de abril e 4 de junho, nas imediações da Praça da Alfândega. A adesão à megaexposição foi firmada durante a visita do presidente da Fundação Bienal do Mercosul, Gilberto Schwartsmann, a Pelotas.

Com o tema Triângulo Atlântico, a Bienal deste ano faz referência à origem das Américas, da Europa e da África na formação cultural do Mercosul. No convite à imersão neste universo, Pelotas se destaca pela riqueza histórica dos quilombos e toda a contribuição negra para o desenvolvimento da cidade, panorama que terá visibilidade no encontro multicultural.

O potencial da temática entrará em evidência com o olhar do artista plástico Jaime Laureano que passará quatro semanas no Município para conhecer de perto as raízes da imigração africana fixadas aqui. Após apresentar o seu trabalho no Casarão 6, em março, Laureano levará as contribuições locais para o projeto que apresentará na capital.

O nome da Princesa do Sul também estará representado na coordenação geral da 11ª edição, a cargo da produtora cultural pelotense, Beatriz Araújo, que participou da visita junto com o diretor superintendente do Santander Cultural, Carlos Trevi, o gerente de Cultura do Sesc/RS, responsável pela realização do programa educativo, Silvio Bento e do diretor do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), Paulo Amaral. Os secretários de Cultura, Giorgio Ronna, e de Governo, Clotilde Victória também estiveram presentes.

*Com informações da Prefeitura de Pelotas (RS).