Notícias

Tereza Nelma conversa com albinos para orientá-los sobre direitos

A vereadora de Maceió Tereza Nelma (PSDB-AL) conversou com um grupo de albinos, na capital alagoana, para orientá-los sobre os direitos que têm. O albinismo é uma disfunção genética que, segundo estimativas,  atinge uma em cada 20 mil pessoas no mundo. Adultos, jovens e crianças que costumam ter a pele muito branca e sensível e problemas de visão.

A tucana se reuniu com o grupo para incentivar o conhecimento e o acesso a informações e direitos decorrentes de algumas leis municipais já aprovadas e vigentes. A saúde é o foco das preocupações da vereadora.

Em 22 de março de 2017, foi publicada em Diário Oficial a Lei nº 6.605, de autoria de Tereza Nelma, que dispõe sobre a distribuição gratuita de protetor solar para as pessoas com albinismo, por meio da rede municipal de saúde.

Segundo a vereadora, o projeto ajudou a criar a lei que surgiu a partir de reivindicações de pessoas albinas, de baixa renda, que não possuíam condições financeiras para comprar, mensalmente, o protetor solar.

“É muito triste ver essas pessoas, que infelizmente ainda são tão discriminadas socialmente, lutando incansavelmente para não contrair o câncer de pele e outras doenças, devido a sua condição”, disse a tucana.

Em seguida, Tereza Nelma acrescentou que: “Para nós, não-albinos, já nos é recomendado utilizar protetores solares diariamente, imagine para eles, que o risco é infinitamente maior. Por isso não hesitei em levar a frente essa lei. Hoje os que estão cadastrados no CadÚnico já conseguem de forma gratuita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.”

Tereza Nelma é autora da lei que institui o Dia do Albino, em 13 de junho. “[A proposta é] dar mais visibilidade a essa questão e chamar ainda mais a atenção do poder público e da sociedade para essa condição”, disse. “Já estou articulando algumas atividades para desenvolver nesse período em 2018.”

A tucana trabalha ainda no esforço de classificar o albinismo como um tipo de deficiência, que trará diversos direitos para essas pessoas, e também a distribuição gratuita dos óculos com lentes filtrantes. “Em 2018, reapresentarei esses dois projetos e articularei com meus colegas a aprovação de ambos.”, afirmou.

*Com informações do site Medium.