O site de notícias Metropoles, do Distrito Federal, fez uma longa reportagem incentivando a candidatura de mulheres nas eleições de outubro. A reportagem informa que toda mulher acima de 21 anos, cidadã brasileira, com ficha limpa, título de eleitor e em dia com todas as suas obrigações eleitorais pode ser candidata a um cargo eletivo no país em 2018.
Estudo realizado pelo DataSenado, nas últimas eleições nacionais, revelou que 87% das mulheres nunca pensaram seriamente em se candidatar a um cargo político. Entre os homens, o número cai para 75%.
A reportagem alerta ainda que o ano de 2018 pode ser a oportunidade de mudar o cenário da política nacional: só 10% dos representantes no Congresso são mulheres. Na prática significa que 90% dos que tomam decisões são homens.
Para se candidatar, basta se filiar, até abril, a um partido político com o qual há identificação. A chapa poderá te instruir sobre como prosseguir e promover a sua candidatura.
Levantamento feito pelo Ibope e pelo Instituto Patrícia Galvão mostrou que 74% dos brasileiros acreditam que só haverá democracia com a presença de mais mulheres no poder. Nas últimas eleições, foram 31,07% de mulheres de um total de candidatos.
*Com informações do site Metropoles.