Notícias

Pesquisa: É preciso ensinar os homens a respeitar as mulheres

Pesquisa, realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e a Locomotiva Pesquisa Estratégica, mostra que apesar da falta de entendimento sobre o que caracteriza a violência, 96% dos entrevistados concordam que é preciso ensinar os homens a respeitar as mulheres e não as mulheres a ter medo.

Já 97% dos entrevistados afirmam ainda que “sóbria, chapada, vestida ou pelada” nenhuma mulher merece ser estuprada. O levantamento foi feito feito com 1 mil entrevistados nas cinco regiões do país, em julho deste ano.

Na pergunta sobre estar bêbado não é justificativa para um homem abusar de uma mulher,  89% concordam com a questão, porém, houve quem dissesse que transar com uma mulher alcoolizada não é violência sexual.

Inconsciência

A pesquisa também revelou que nem todas as mulheres têm consciência sobre o que caracteriza violência sexual. Num primeiro momento, 11% das mulheres afirmaram já ter sofrido violência sexual, mas diante de uma lista de situações, 39% reconheceram que já foram submetidas a algum tipo de violência sexual.

Entre os homens, a consciência é ainda menor. Espontaneamente, 2% dos homens admitem ter cometido violência sexual contra uma mulher, mas diante de uma lista de situações, 18% reconhecem terem sido violentos.

Sobre o motivo, 69% das mulheres atribuem à violência sexual ao machismo, enquanto 42% dos homens ainda justificam que a violência sexual acontece porque a mulher provoca.

*Com informações do site ClicrbsDC.