Movimentos de mulheres repudiam livro crítico a Maria da Penha

Um grupo de mulheres e movimentos femininos reagiram, em Pernambuco, contra o lançamento do livro “A discriminação do gênero-homem no Brasil face à lei Maria da Penha”, de autoria do juiz criminalista Gilvan Macêdo dos Santos. Graças à ação das mulheres foi cancelado o evento.

Porém, em nota elas ressaltaram que Pernambuco registra o aumento da violência contra a mulher em 2017, tanto em caso de estupro, quanto em caso de feminicídio.

“A histórica resistência de Maria da Penha e de tantas outras mulheres sujeitas à violência doméstica e familiar não pode ser reduzida a uma mera discussão teórica, sem qualquer conteúdo e capacidade de se inserir na realidade do debate”, diz a nota.

As mulheres destacaram ainda que  o esvaziamento da Lei Maria da Penha – um dos mais importantes avanços no combate à violência doméstica e familiar sofrida pelas mulheres – é “ter em suas mãos o sangue de Josefa Severina da Silva Filha, Daiane Reis Mota e tantas outras mulheres assassinadas por seus parceiros sexuais”.

Elas finalizam o documento afirmando que: “Não nos calaremos diante da suspeita e injustificável cumplicidade da Justiça de Pernambuco com nossas mortes. Não aceitaremos que nossos direitos sejam esvaziados em alto som nos salões nobres dos poderosos, enquanto nossas mortes são silenciosamente ignoradas. Nenhum direito a menos”.

Assinam a nota: Marcha Mundial das Mulheres de Pernambuco; RENAP – Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares; CPDH – Centro Popular de Direitos Humanos; Grupo Robeyoncé de Pesquisa-Ação; DADSF – Diretório Acadêmico Demócrito de Souza Filho (Direito-UFPE)
Grupo contestação; Maria, vem com as outras! Grupo de extensão em combate à violência contra a mulher; DCE Dom Helder Câmara – Gestão Ponto de Ruptura; Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz – gestão Sem Medo de Mudar; Coletivo MUDA; Grupo Asa Branca de Criminologia
RENFA – Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas; MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; Consulta Popular; Secretaria de Mulheres do PT de Pernambuco; PartidA; Meu Recife
Mulheres no Audiovisual PE; MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; Rede de Mulheres Negras de Pernambuco; Levante Popular da Juventude; entre outros.