Organizado por Mariana Carvalho, Fórum debate renovação política

A renovação na política tem sido um tema constante no exercício parlamentar da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), segunda secretária da Câmara dos Deputados. Ao abrir o I Fórum Brasileiro de Renovação Política, no auditório Nereu Ramos, em Brasília, a tucana destacou a importância do espaço de debate com a participação dos jovens. Ela ressaltou também o fortalecimento do programa Estágio-Visita nos últimos anos e a criação da Secretaria da Juventude.

“Queremos trazer temas, dar prioridades, estabelecer esse diálogo para que os temas juventude e renovação sejam cada dia mais presente na Casa”, disse a tucana.

Para Mariana Carvalho, o objetivo dos parlamentares que organizaram o evento é incluir as diferentes posturas políticas de forma democrática e propor aos participantes que se motivem e mobilizem para participar da vida política do país.

“Vivemos uma crise política ligada à ética, mas não podemos perder a nossa fé. E essa fé nos motiva e nos move a fazer essa política”, afirmou a deputada. Ela, que aos 16 anos tirou o título de eleitor, afirma que a renovação não depende apenas da idade, mas da força de vontade e do querer ser político.

Segundo Mariana Carvalho, dos 513 deputados que tomaram posse no início desta legislatura, 98 tinham menos de 40 anos. Essa força jovem ainda não conseguiu mostrar mudanças na política. “Nunca fomos políticos até a nossa primeira eleição”, disse ela, incentivando os jovens parlamentares a participarem da vida pública, em seus respectivos ambientes, lutando em defesa de suas causas. “A vitória está nas nossas atitudes”, afirmou.

Ao constatar o desinteresse dos jovens pela política partidária, Mariana propõe que os debates sobre a participação sejam levados para as escolas. “Fico feliz de ver jovens engajados, com vontade de participar e construindo a renovação na política. Eu espero que depois dessa experiência vocês plantem a vontade de participar, quem sabe como futuros vereadores, deputados, senadores, governadores e até mesmo presidente da República”, afirmou.

A primeira mesa de debates foi centrada no livro de Francisco Bosco – “A vítima tem sempre razão?: Lutas identitárias e o novo espaço público brasileiro”, no qual o autor destaca as transformações pelas quais o pais passa nessa “era das redes sociais”, que informam, sem promover aprofundamento de debates. “Com o mundo mais polarizado, o que se pode esperar para as próximas eleições? Como as redes sociais vão impactar nas urnas?”“, questionou a jornalista Iara Vidal, que mediou os debates.

Participaram da mesa de debates a advogada eleitoral, Ezikelly Barros, a mestre artesã Luciene Santos, o representante da Central Única das Favelas/DF, Bruno Kesseler, o empreendedor Marcus Edrisse, da Maiê Lab School e o cientista político, Antônio Flávio Testa.

Na segunda mesa, o debate girou em torno de Como Renovar a Política, tendo como painelistas Renata D’Aguiar, da Ibrapo; Bia Barbosa, do Coletivo Intervozes, Lucas Aragão, da Arko Advice, Tiago Santana da OAB/DF, Eduardo Azambuja, da R2 Produções tendo como mediador Efraim Neto, da Veredas Inteligência Estratégica.

*Com informações do Portal do PSDB na Câmara.