Idosos têm direitos ratificados na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara ratificou o parecer da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) ao texto da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos concluída no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA), celebrada em Washington, em 15 de junho de 2015.

“O Brasil tem grande interesse na questão em função da transformação na pirâmide demográfica nacional que, ano após ano, tem se verificado”, disse a tucana.

Em seguida, Bruna Furlan acrescentou que: “Tal fenômeno é marcado pelo aumento da população de idosos em relação ao decréscimo relativo da população composta por jovens. Há décadas está em pleno andamento um processo de envelhecimento relativo da população brasileira, seguindo aliás, uma tendência global”.

A população idosa brasileira corresponde a 27,9 milhões de pessoas, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número dobrou nos últimos 20 anos.

*Com informações da Agência da Câmara.