Opinião

“Respeito à diversidade, uma questão de amor”, por Adriana Toledo

Até dezembro, nós, da área de direitos humanos da Prefeitura de Maceió, vamos promover o 16º ciclo de ativismo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) em Alagoas, de 1º a 17 de dezembro. Todxs estão convidadxs! A programação é extensa e envolve a participação de diversos segmentos que representam a diversidade na capital alagoana.

Aos nos aproximamos da diversidade, a intenção é reforçar a questão do respeito ao cidadão e suas escolhas. Trabalhamos ainda a tolerância uns com os outros, independentemente da orientação sexual ou do gênero do cidadão.

Infelizmente no mundo há, ainda, uma grande polêmica em torno da questão da ideologia de gênero. É preciso distinguir sociedade, religião e a preocupação de pais com a educação dos filhos. Por vezes, existem interpretações de que determinada atitude incentive à orientação sexual da criança e do adolescente, o que causa debates acalorados.

Porém, lembro que o adulto, plenamente formado e que assumiu sua identidade em outro gênero, quer seu espaço na sociedade. Não quero entrar nessa discussão. O que proponho aqui é que todos e todas merecem e querem conviver e ser respeitados na sociedade.

Temos de acolher e aceitar que apoiar as diferenças. Há muita confusão na sociedade. Não acredito que haja restrições na grande maioria da sociedade nenhuma em relação ao respeito à diversidade de gênero e à comunidade LGBT, mas quando o assunto envolve crianças e adolescentes, cidadãos em formação, realmente há uma imensa controvérsia.

É necessário que as pessoas compreendam que toda a forma de amor é válida e que cada um sabe de si. É desta forma que queremos trabalhar e apoiar essa comunidade que a cada dia está mais presente nas nossas vidas e no nosso cotidiano. Queremos que Maceió faça parte da rota de turismo LGBT e que seja lembrada como uma cidade acolhedora e respeitosa em que o segmento é bem-vindo.

Como Maceió é uma cidade turística, este ano o ciclo tem como foco a vocação turística para o público LGBT. Este público é muito grande! Temos condições de aumentar ainda mais as atrações, se abraçarmos essas pessoas. A diversidade movimenta a economia da nossa cidade e isso não pode ser ignorado.

O romantismo de Maceió é um incentivo para os casais e é preciso respeitar e conquistar os da diversidade. Queremos que o público LGBT se sinta acolhido na nossa cidade. Nós estamos procurando firmar uma parceria com restaurantes, bares e hoteis na intenção de lançar um selo que reconheça o segmento e que sinalize a inclusão da diversidade com a indicação pró-LGBT.

A nossa intenção é que a sociedade de Maceió seja vista como realmente é: uma gente acolhedora, respeitosa e avessa à violência.

*Adriana Vilela Toledo é presidente do PSDB-Mulher de Alagoas, graduada em Pedagogia e especialista em Administração Pública e Pedagogia Empresarial.