Notícias

Raquel Lyra garante às mulheres a ‘Parada Segura’ no transporte público

Raquel Lyra

A prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra (PSDB-PE), sancionou a lei 5.914 – denominada de ‘Parada Segura’ – que garante às mulheres o direito de embarque e desembarque em transporte público fora das paradas obrigatórias, no período noturno, mais precisamente após as 20 horas.

Pela lei, se o direito da mulher for desrespeitado, ela deve denunciar a empresa e procurar a Secretaria de Políticas para Mulheres.

“A lei garante às mulheres da cidade e do campo o direito de pedir parada em qualquer lugar do trajeto do ônibus e o motorista não pode se recusar a atendê-la. Vamos trabalhar pelo cumprimento da lei, mas, se necessário, iremos até a empresa para cobrar que o serviço seja garantido e o direito das mulheres respeitado”, informou a secretária de Polícias para Mulheres, Perpétua Dantas.

Para a ambulante Aparecida Souza, a sansão da lei é uma vitória porque traz mais tranquilidade para as mulheres.

“Sempre chego em casa depois das 22 horas, sempre com a preocupação de ser assaltada ou sofrer uma violência ainda pior. Eu nem sabia que tinha esse direito. Agora estou tranqüila e eu me sinto mais segura em descer próximo à minha casa sem escutar ‘gracinhas’ do motorista do ônibus ou de passageiros. A ‘Parada Segura’ é um avanço para nós mulheres”, afirmou Aparecida Souza.

*Com informações do PSDB de Pernambuco.