Acompanhe

PSDB-Mulher discute Reforma da Previdência e Convenções

A Comissão Executiva Nacional do PSDB se reuniu, nesta quarta-feira (22), para debater sobre a Reforma da Previdência em discussão no Congresso, a conjuntura nacional e os rumos do país. A reunião foi uma prévia para a Convenção da Executiva Nacional em 9 de dezembro.

Antes, o PSDB-Mulher fará um encontro, em 8 de dezembro, em Brasília, para definir as prioridades do segmento e estratégias para ampliar espaço no cenário político estadual e nacional.

Solange Jurema ressaltou ainda que, em todas as reuniões, defende a importância de cumprir com a cota de 30% destinada às mulheres.

“Estamos relembrando os 30% reservados para a participação das mulheres na executiva nacional e dos estados, que é previsto em nosso estatuto, e alertando aos lugares em que isso ainda não acontece. Caso não respeitem, é pena, inclusive, de anulação da convenção”, afirmou a tucana.

Previdência

A presidente da Executiva Nacional do PSDB-Mulher, Solange Jurema, destacou que a reunião desta quarta-feira concentrou-se, principalmente, nos temas em debate sobre a Reforma da Previdência proposta pelo atual governo.

“Tivemos uma boa aula sobre o assunto. As reuniões as sempre positivas pela troca de ideias, para ver como nossos deputados e senadores estão pensando, e poder levar novas perspectivas para os nossos segmentos”, observou a tucana.

Posição única

Após decisão consensual dos membros da Comissão Executiva Nacional, o PSDB orientará que deputados federais tucanos votem a favor da Reforma da Previdência. O fechamento de questão formal sobre o tema, que poderia refletir em sanções aos parlamentares que não seguissem o posicionamento do partido, não foi abordado durante o encontro.

O presidente interino do PSDB, Alberto Goldman, afirmou que a decisão de “fechar questão” pode ser tomada posteriormente, em momento adequado. “O PSDB é a favor e apoia a proposta”, afirma.

Com o indicativo de que o governo federal pode enviar novo texto sobre a Reforma, recuando em alguns pontos, Goldman reiterou que, não havendo conflitos com o que já havia sido aprovado por maioria dos parlamentares da sigla que integram a Comissão Especial da Câmara, o PSDB manterá o apoio com a aprovação da proposta.

“É fundamental combater os privilégios e igualar os direitos de todos os cidadãos. A reforma é importante para equilibrar as contas públicas e com isso a economia crescer e gerar empregos e oportunidades”, disse o secretário-geral do PSDB, deputado Silvio Torres (PSDB-SP).

O encontro teve a presença do especialista em Previdência Paulo Tafner, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (USP).

Confira nota do PSDB na íntegra:

PSDB reafirma seus compromissos

Considerando que a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discutiu o projeto da Reforma da Previdência aprovou substitutivo com os votos do PSDB, com algumas ressalvas;

Considerando que o substitutivo aprovado representa um avanço na redução das desigualdades e na eliminação dos privilégios do Sistema de Previdência Social;

Considerando que o novo texto que será apresentado pelo Governo pode significar um recuo com relação ao aprovado, porém sem conflitar com o mesmo;

A Executiva Nacional do PSDB recomenda que o partido continue sua luta para que, no Plenário, o substitutivo da Comissão Especial seja referendado e reafirma os compromissos do partido com as reformas necessárias para garantir o desenvolvimento do país.

*Com informações da assessoria do deputado Sílvio Torres (PSDB-SP) e do Portal do PSDB da Câmara.