Shéridan alerta sobre cuidados para evitar câncer de próstata

No mês da consciência e combate ao câncer de próstata, a deputada federal Shéridan (PSDB-RR) alertou sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde, principalmente após os 50 anos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens.

“A prevenção é sempre o melhor remédio, por isso é fundamental que os homens realizem exames preventivos, principalmente após os 50 anos e optem por uma alimentação equilibrada aliada a prática de exercícios regulares”, disse a tucana.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) informa que este tipo de tumor é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Pelos últimos dados do Inca, a previsão era de 61.200 novos casos, em 2016, e 13.772, em 2013.