“Só com equilíbrio, o Brasil avançará”, por Solange Jurema

A pouco mais de três semanas para a eleição da Executiva Nacional, que será no próximo dia 9, o PSDB-Mulher em todo país demonstra a organização e o empenho feminino nas eleições estaduais e municipais do segmento.

Em 14 estados, o PSDB-Mulher já fez eleições, em outros o processo está em curso. É o momento de mostrar que juntos somos fortes e buscamos a parceria e a união – independentemente de gênero, etnia, condição social ou física.

A negociação é intensa, mas precisamos avançar. É necessário garantir espaço na composição na Executiva Nacional. Precisamos votar e assegurar assentos para as mulheres.

A sociedade brasileira hoje exige que as mulheres participem ativamente de todas as decisões! Quem sabe das nossas necessidades, somos nós. Quem lida com preconceito e discriminação diariamente? Nós, mulheres. A violência que invade as casas e as famílias, colocando muitas de nós em situação vulnerável, só uma mulher para entender outra.

A legislação é clara: os partidos políticos devem reservar 30% das vagas para as mulheres. Nós queremos mais. Queremos ter certeza que vamos fazer parte de todo o processo político que antecede a eleição majoritária: integrar a Executiva Nacional do PSDB é justamente isso. Participar diretamente do curso das eleições e, não apenas assistir.

Só com equilíbrio, o Brasil conseguirá percorrer o caminho do bem e avançar. Esta trajetória se sustenta no respeito, na adversidade e diversidade, assim como na unidade.

*Presidente nacional do PSDB Mulher e ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres no governo Fernando Henrique Cardoso.