No DF todos os assentos dos transportes coletivos vão ser preferenciais

A partir de agora, no Distrito Federal, todos os assentos de transportes públicos vão ser preferenciais para idosos, grávidas, mulheres com criança de colo e pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida possuem prioridade em todas as cadeiras. Até então, havia um número restrito. O DF é a primeira unidade da federação a adotar tal medida.

A lei prevê que todo passageiro comum ofereça seu lugar à pessoa com deficiência que não possua mais nenhum lugar para sentar, porém, não haverá fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DFTrans) para averiguar se tal recomendação será cumprida. As estações, paradas e meios de transporte deverão conter informativos que alertem a população sobre a nova regra.

O Metrô-DF passará a informar seus usuários por meio do sistema de som das estações e dos trens. Lembretes serão transmitidos pelo sistema interno de tevê da mobilidade e fixados adesivos por todo o vagão. A instalação deve começar ainda esta semana.

*Com informações da Agência Brasília.