Notícias

PSDB-Mulher do Pará escolhe chapa consenso para eleição estadual

O PSDB-Mulher do Pará já definiu uma chapa de consenso para disputar as eleições estaduais do secretariado, marcadas para o próximo dia 26. Candidata para ser a nova presidente estadual do segmento feminino, Francineti Carvalho (PSDB-PA), afirma estar preparada para assumir o cargo.

“Eu estou muito feliz em poder representar as mulheres tucanas no meu estado. Fui prefeita durante dois mandatos em Abaetetuba e fui a primeira mulher eleita na cidade. É uma responsabilidade enorme lidar coma vida de tantas cidadãs, mas acredito que posso contribuir muito com a minha experiência”, afirmou Francinete.

A tucana destacou a grande diferença que ainda existe entre homens e mulheres em vários setores da sociedade e afirmou que pretende focar seu trabalho na efetivação de políticas para melhorar a vida das paraenses.

“Muito ainda há de ser modificado para garantir a igualdade de gênero. É preciso pensar e garantir políticas públicas que levem ao empoderamento de mulheres e a discussão da divisão do poder na família e na sociedade”, afirmou Francinete.

Cotas

Para a tucana, é preciso fazer mais do que incentivar a política de cotas e aprofundar as ações de combate ao preconceito e machismo na política. “O resultado das últimas eleições mostrou que as cotas não são suficientes para mudar essa realidade. É preciso se dedicar e fazer valer as políticas igualitárias no nosso país”, disse.

A candidata também enfatizou o momento difícil da política brasileira e os desafios que o próximo ano trará junto com as eleições majoritárias. “Estamos vivendo um momento difícil de falta de credibilidade da nossa população e é preciso reverter essa realidade. Meu principal objetivo é fortalecer a presença feminina dentro do PSDB”, acrescentou.

Francinete ressaltou que as mulheres que ocupam cargos de poder sabem quantos e quais são os entraves que impedem outras mulheres participem da política. “A falta de acesso a direitos, como uma creche digna para matricular os filhos, ou o preconceito enfrentando dentro da própria família faz com que muitas mulheres acreditem que a política é coisa para os homens. É hora de mudar” disse.

Representatividade

Outra tucana indicada na chapa para compor a Executiva do PSDB-Mulher do Pará é a Dra. Maisa Tobias. Apontada para assumir a Coordenação de Formação e Cidadania do secretariado, ela tem muita experiência na área de educação e pretende contribuir para a ampliação da consciência das mulheres sobre o papel delas dentro da vida política.

“Estou me sentindo honrada de poder contribuir com o meu partido. Eu tenho 32 anos de educadora e dediquei a minha vida a ensinar. Vejo essa candidatura como um desafio porque não é fácil aumentar o grau de participação e de representatividade da mulher na vida política de um país ou de um estado”, afirmou.

Maisa atribuiu a baixa representatividade feminina nos cargos de poder à ausência de conhecimento das próprias mulheres sobre o potencial que elas têm.

“A mulher tem dificuldade de compreender o seu papel dela no processo político. Ela se comporta ainda como ajudante, mas na hora que você a chama para participar ativamente, se candidatar e ir para a batalha, ela tem receio. Temos uma tarefa muito árdua que é mudar essa visão política que a própria mulher ainda tem”, ressaltou.