Notícias

Mulheres que são mães reclamam de prejuízos no trabalho

Foto: ABr

As preocupações que a maternidade abrange não se limitam mais à apenas a saúde e bem-estar do bebê. Pesquisa da MindMiners diz que quase metade das mulheres que já foi mãe ou está no período da gestação encontra dificuldades para conquistar seu espaço no mercado de trabalho em função de sua condição.

O levantamento que ouviu mil mulheres e revelou ainda que 37% delas já perderam um cargo importante ou uma promoção após a maternidade.

As entrevistadas se queixam de dificuldades em participar ativamente da vida do filho e ainda manter seu emprego, também afirmam ficar desconfortável quando têm de acompanhar a criança até o médico, participar das reuniões escolares e afins, são caracterizadas como injustificáveis para os patrões.

No Brasil, a licença maternidade é inferior à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e oferece apenas quatro dos seis meses que seriam ideais para os cuidados do bebê. Quando o assunto é a licença paternidade, o período é ainda mais curto e insuficiente.
*Com informações da Veja online.