Por orientação da prefeita da Chapada dos Guimarães (MT), Thelma de Oliveira (PSDB-MT), no próximo dia 10, a partir das 19h, na secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, os proprietários de hotéis e pousadas participam de uma reunião para discutir e buscar compreender como funciona o Geoparque.
Estará presente o presidente da Câmara Setorial Temática para fazer a explanação. A reunião é uma parceria da secretaria, do Conselho Municipal de Turismo –Comtur e do Geoparque.
Em julho foi criada a Câmara Setorial Temática (CST) com o objetivo de discutir o Geoparque. A CST definiu que apenas o município de Chapada fará parte do parque, Em outubro a Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública, em Chapada, com o objetivo de discutir e debater, com a comunidade e autoridades a criação do Geoparque.
Os municípios adjacentes como, por exemplo, Cuiabá está fora do Geoparque. Segundo a CST englobando apenas a cidade de Chapada facilitará o reconhecimento pela Unesco.
A CST explica que com o reconhecimento da Unesco, o Geoparque de Chapada terá mais visibilidade junto à rede mundial de Geoparques, além de abrir portas para as linhas de financiamento do Banco Mundial e de créditos de fundo perdido.
*Com informações da Prefeitura da Chapada dos Guimarães.