Notícias

Filiadas participem das eleições, apelam fundadoras do PSDB-Mulher

O futuro político do PSDB e do PSDB-Mulher dependem, essencialmente, da participação das filiadas nas eleições dos diretórios estaduais da legenda, no próximo dia 11. É a avaliação das fundadoras do PSDB-Mulher que se reuniram, em Brasília, durante a reunião da Executiva Nacional do PSDB-Mulher.

A presidente do PSDB-Mulher,  Solange Jurema (PSDB-AL), enfatizou a importância da participação das filiadas na escolha das representantes de cada estado em busca da mudança da cultura patriarcal que ainda predomina a política brasileira.

“Passamos por um momento político difícil da história do nosso país. Essas eleições serão definidoras para o futuro do partido, inclusive, para as mulheres. É fundamental que a gente dê continuidade a essa construção de independência e autonomia que tanto lutamos para conseguir”, afirmou Solange Jurema.

A tucana ressaltou que o número de mulheres dentro dos diretórios estaduais reflete diretamente na ampliação dos secretariados do PSDB-Mulher locais e consequentemente no número de candidatas nas eleições de 2018.

“É agora que temos a real chance de aumentar a representatividade feminina na política. Com a vinda da nova Executiva, é fundamental mantermos a postura do PSDB-Mulher que realmente atua nas bases, como já viemos fazendo. Já notamos também que esta proximidade dá certo e fortalece o PSDB-Mulher no Brasil inteiro”, destacou.

Autonomia

A terceira vice-presidente do PSDB-Mulher, Lêda Tâmega (PSDB-DF) e uma das fundadoras do segmento, afirmou que é fundamental que as mulheres fiquem atentas para não aceitarem intervenções nos secretariados.

“Autonomia deve ser preservada. Temos ótimos exemplos de resistência do PSDB-Mulher pelo Brasil que estão avançado e ampliando as políticas para as mulheres. Estou muito otimista com o futuro do secretariado porque temos a tradição de sempre resolvermos os nossos impasses com tranquilidade e respeito e não será diferente nestas eleições’, disse a tucana.

Lêda afirmou que as disputas internas atrapalham o desenvolvimento do segmento como um todo e que é preciso união para que a causa feminista não seja prejudicada por interesses menores. “A nossa história foi construída em clima de unidade e será assim sempre. As divergências existem e são saudáveis em um ambiente democrático, mas é preciso lembrar sempre que somos mulheres e que lutamos pela mesmo propósito”, completou.

As convenções estaduais do PSDB estão marcadas para o próximo dia 11 quando também ocorrem as eleições para os secretariados estaduais do PSDB-Mulher. A convenção nacional do partido será em 9 de dezembro. Na mesma data, o PSDB-Mulher escolherá o novo comando.