França propõe lei que multa assediadores

O presidente da França, Emmanuel Macron, apresentou uma série de leis para combater a violência sexista e sexual no país. Na relação de medidas há a criação da ofensa sexista, modelo de delito que deve enquadrar os casos de assédio sexual. A expectativa é que, assim, seja possível que a polícia francesa tomasse providências para punir homens que ofendam ou assediem mulheres na rua. O conjunto de leis deverá ser votado pelo Parlamento em 2018.

A decisão do presidente francês foi tomada após uma petição proposta por uma jovem francesa que se cansou de ser vítima de assédio e abuso sexual no metrô de Paris. Alice Millou, de 25 anos, enviou uma carta a Macroon. Nela, a jovem pediu providências urgentes e anexou mais 25 mil assinaturas ao documento.

Números do Instituto Nacional Demográfico da França, obtidos pelo jornal Le Figaro, revelam que 2015, 62 mil mulheres se declararam vítimas de estupros e 553 mil, de agressões sexuais na França. Nesse mesmo período, a Justiça condenou 1.040 estupradores e 4,6 mil agressores sexuais.
Segundo levantamento da Federação Nacional dos Usuários de Transportes, 90% das mulheres já foram vítimas de assédio nos transportes públicos.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.