Notícias

É lançada a frente em defesa de portadores de psoríase

A Frente Parlamentar Mista pela Causa da Psoríase e Artrite Psoriásica passa a atuar na Câmara. O lançamento integra a campanha do dia mundial da psoríase, 29 de outubro.A data entrou no calendário internacional em 2004 com intuito de alertar sobre o tratamento dessa doença de pele.

O mal é crônico e afeta cerca de 125 milhões de pessoas em todo mundo. No Brasil, estima-se que sejam mais de 5 milhões de pessoas com psoríase. A doença tem tratamento.

Porém, a dificuldade é que, no sistema único de saúde, não há uma oferta generalizada de medidas mais eficazes no cuidado aos pacientes, como a fototerapia (tratamento com luz ultravioleta de forte intensidade), por exemplo.

A psoríase é uma doença autoimune, não contagiosa, sem causa definida. O que se sabe é que existem alguns gatilhos para o desenvolvimento da enfermidade em quem tem tendência, como estresse, depressão ou exposição ao clima frio.

As manchas avermelhadas com placas branco-escamosas na pele são a versão mais conhecida da psoríase, afirma Malheiros, mas a doença também tem relação com a artrite psoriásica, uma inflamação que afeta ligamentos, tendões e articulações.

*Com informações da Agência Câmara.