Notícias

Frente parlamentar em defesa quem sofre de psoríase

A Frente Parlamentar Mista pela Causa da Psoríase e Artrite Psoriásica será instalada, nesta quinta-feira (19), na Câmara, a partir das 8 horas. O objetivo é buscar políticas públicas que garantam o acesso ao tratamento para os portadores da doença.

Outubro é o mês da Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) programa uma série de ações, com foco especial nas redes sociais.

A artrite psoriásica é uma doença inflamatória que afeta ligamentos, tendões e articulações. Além da dor, pode causar destruição progressiva das articulações. A doença está diretamente ligada à psoríase em que o sistema imunológico provoca uma inflamação na pele deixando-a avermelhada e com placas branco-escamosas.

De acordo com especialistas, o tratamento adequado e realizado por médicos dermatologistas, é possível que o paciente consiga mudar a forma de encarar a sua doença e vivencie melhor as situações do dia a dia.

A importância do diagnóstico correto e do acesso à informação – uma das principais armas para combater o preconceito –, além do apoio de familiares e de pessoas próximas, são fundamentais para que o paciente aprenda a se cuidar e a gerenciar sua doença.

*Com informações da Agência Câmara e do site da a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).