Notícias

PSDB-Mulher do DF faz campanha do Outubro Rosa

O PSDB-Mulher do Distrito Federal promove campanha do Outubro Rosa em apoio à prevenção do câncer de mama. A presidente do secretariado, Luiza Vercillo, disse que a prioridade é incentivar a conscientização sobre a necessidade de as mulheres se cuidarem por meio do autoexame, das visitas ao médico e também aos exames de mamografia.

“Nosso objetivo é alertar todas as mulheres de que é preciso se autoexaminar, pois a prevenção começa em casa”, disse Luiza Vercillo.

O presidente do PSDB do DF, deputado federal Izalci Lucas, também participa da campanha e prestigiar os trabalhos das tucanas, assim como apóia a causa.

“O movimento Outubro Rosa surgiu nos anos 90 e vem ganhando força a cada ano, com o objetivo de incentivar mulheres de todas as idades a se prevenir. É necessário conscientizar hoje, para evitar problemas maiores no futuro”, alertou o parlamentar.

Tratamentos no DF

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, desde novembro de 2016 a pasta conquistou o marco de zerar a fila de espera por exame de mamografia na rede pública.

Atualmente, dos 14 aparelhos disponíveis, 11 estão em funcionamento nos hospitais regionais de Santa Maria, Taguatinga, Sobradinho, Ceilândia, Asa Norte, Samambaia, Gama, Materno Infantil de Brasília. Hospital da Região Leste (Paranoá) e no Centro de Radiologia de Taguatinga (CRT).

Pelos dados da Secretaria de Saúde do DF, a demanda por mamografias na rede pública é de 2 mil exames mensais e a pasta oferta 5,4 mil vagas por mês. Já quando a paciente é diagnosticada com o câncer de mama, os tratamentos são realizados no Hospital de Base e nos Hospitais Regionais de Sobradinho. Taguatinga e Gama.

*Da assessoria do PSDB-Mulher do DF.