Notícias

Só no metrô e em trens de SP 156 mulheres denunciaram assédio sexual

De janeiro a setembro, pelo menos 156 mulheres denunciaram casos de assédio sexual em estações do Metrô e da CPTM de São Paulo. O que dá quase um caso a cada dois dias (considerando apenas os episódios denunciados pelas mulheres). A maioria ocorreu pela manhã.

O levantamento foi publicado no G1 por meio da Lei de Acesso à Informação.

A estação com o maior número de casos é a Sé, por onde passam por dia 600 mil pessoas. Só este ano foram 25 ocorrências de assédio registradas na Sé, fora e dentro dos vagões. Em seguida aparecem as estações Brás (13 casos), Palmeiras-Barra Funda (8), Pedro II (7) e Santo Amaro (7).

Dos 156 casos, a grande maioria (135) foi registrada como “importunação ofensiva ao pudor” (artigo 61 da Lei de Contravenções Penais), que tem como pena prevista apenas o pagamento de multa.

Outras 14 aparecem como ato obceno (artigo 233), que prevê pena de detenção de três meses a um ano ou multa. Apenas quatro casos foram registrados como estupro (artigo 213), que prevê prisão de três a oito anos ou, no caso de a vítima ser menor de 14 anos, de seis a dez anos de reclusão.

Na última terça-feira (10), um homem foi preso em flagrante acusado de assediar sexualmente uma mulher dentro de um ônibus em Santa Cecília, na região central de São Paulo. A vítima, de 22 anos, contou que o agressor tentou passar a mão nas pernas e seios dela.

*Com informações do G1.