Notícias

Outubro Rosa: Tucanos defendem mais acesso aos tratamentos

Deputados do PSDB cobraram ampliação do acesso ao tratamento do câncer de mama no país.  Ao participarem da sessão solene da campanha Outubro Rosa, na Câmara, na semana passada, os parlamentares defenderam que discurso e prática caminhem juntos para mudar o quadro atual em que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo 28% do total de casos.

A recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Também é recomendado que as mulheres observem suas mamas e adquiram o hábito do autoexame para identificar nódulos ou alterações.

Emocionado, o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) lembrou da mãe que foi vencida pela doença. Ele afirmou que a medicina tem superado cada vez mais desafios, mas as novas tecnologias de tratamento não chegam a todos os pacientes.

“Todas as mulheres têm direito ao tratamento. A prevenção é fator fundamental para evitar danos maiores. Quero trazer minha solidariedade a esses exemplos de mulheres”, afirmou o tucano.

Médico ginecologista e obstetra, o deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) afirmou que é preciso sair do discurso para a prática.

“Entregamos um moderno tomógrafo computadorizado no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, na capital. Em Dourados, temos a Clínica da Mulher, que conta com equipamentos para a prevenção não só do câncer de mama, como do câncer de colo uterino e outras doenças que acometem as mulheres”, disse.

*Com informações do Portal do PSDB na Câmara.