Notícias

Raquel Lyra assina Lei Nascer Bem Caruaru (PE)

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) a frente da prefeitura municipal de Caruaru (PE) assinou esta semana a Lei Nascer Bem Caruaru, que garante às mulheres da cidade o direito e assistência ao parto humanizado. O objetivo é garantir a elas um bom atendimento desde o pré-parto, parto e puerpério. Os casos em que ocorre aborto espontâneo ou provocado também serão assistidos, seja no Sistema Único de Saúde (SUS), ou em qualquer hospital privado.

A prefeita destacou que a iniciativa para o projeto veio das mulheres de Caruaru, após a criação da primeira Câmara Técnica Contra à Violência Obstétrica na América Latina. O objeto principal é evitar o sofrimento ou qualquer tipo de violência durante e após a gestação.

Raquel Lyra ressaltou que Caruaru já se destaca por promover uma boa qualidade de vida a seus habitantes, e que deverá ser conhecida também por ser um bom lugar para se nascer. “[Queremos] um parto humanizado onde as mulheres sejam tratadas com dignidade, com respeito e que seus direitos estejam garantidos. Vamos trabalhar isso em todas as unidades de saúde, sensibilizando cada profissional a oferecer o melhor atendimento para que o nascimento de um filho seja o melhor momento da vida de nossas mulheres”, enfatizou.

O projeto de lei havia sido aprovado com unanimidade de votos na Câmara de Vereadores local e deve ser cumprido agora em todo o município.