Notícias

Comissão de Educação discute paralisação de obras de creches

A Comissão de Educação da Câmara promove, nesta terça-feira (3), uma discussão sobre a paralisação das obras em creches públicas em todo país. A estimativa é que existam aproximadamente 14,5 mil projetos à espera de autorização para construção de novas construções e reformas no país. Do total, 6.874 mil projetos estão em execução (47%) e há situações que o atraso chega a 3 anos. Os dados são do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

De acordo com o levantamento, das 28,5 mil obras pactuadas pelo governo federal, 11,4 mil foram concluídas; 2,4 mil estão canceladas ou inacabadas; 1,6 mil totalmente paralisadas; e seis mil nem sequer tiveram início.

O programa Proinfância foi o que mais sofreu com essas paralisações, segundo especialistas. Desde 2007, somente 3 mil, das 8 mil creches prometidas, foram entregues. O programa está sofrendo auditorias no Tribunal de Contas da União (TCU).

O assunto será discutido com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro.

*Com informações da Agência Câmara.