Notícias

Yeda apoia construção de Centro de Oncologia do Grupo Hospitalar Conceição

A deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS) afirmou que a bancada do Rio Grande do Sul escolhe, no próximo dia 10, as emendas impositivas destinadas ao estado. No que depender da tucana, a prioridade será a criação do Centro Oncológico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre.

Segundo a parlamentar, o investimento será de cerca de R$ 100 milhões, dos quais  70% via emendas ao Orçamento Geral da União (OGU).

A estimativa é de que o novo centro consiga atender 1800 pacientes em radioterapia, realize 80 transplantes de medula e 600 reabilitações por ano. O centro, que deve ser construído no prazo de três anos, também contará com uma ala de reabilitação e outra de prevenção.

“Esta é a maior rede hospitalar cujo atendimento é 100% destinado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Tem uma rede de 13 postos de saúde, nos quais toda política de saúde é realizada. Oncologia implica também em prevenção. O Centro treinará o seu pessoal para que isso também seja feito nos seus postos de saúde. Prevenção é o que reduz, não só o número de mortes, mas o custo da saúde no Brasil”, disse a deputada.

Pelos dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE), o Rio Grande do Sul possui a terceira maior taxa de mortes por câncer de mama entre as mulheres com mais de 20 anos no Brasil.

*Com informações da assessoria da deputada Yeda Crusius (PSDB-RS)