Notícias

PSDB-Mulher de Goiás se une em defesa de maior participação feminina na política

No seminário Metamorfose Brasileira: mulher, política e renovação, na Câmara Municipal de Goiânia, a Executiva do PSDB-Mulher de Goiás reuniu cerca de 150 mulheres em debates sobre a necessidade de ampliar a presença feminina no cenário político nacional, estadual e municipal.

A presidente do PSDB-Mulher de Goiás, deputada Lêda Borges (PSDB-GO), analisou a relação do PSDB e a mulher na política e também sobre a estruturação das executivas municipais, já preparando as goianas para as eleições internas que acontecerão em dezembro.

Para Lêda Borges, o seminário contribuiu para que as mulheres se sentissem mais seguras e instigadas a fazer parte da política. “É muito importante este tipo de encontro porque você consegue falar com mulheres líderes que não tem um mandato, mas que são influentes dentro da sua comunidade”, afirmou.

Já a presidente do PSDB-Mulher de Goiânia, Dra. Cristina Lopes (PSDB-GO), salientou a importância da  mulher no processo de transformação social e político do país. Além da Dra. Cristina e Lêda Borges, compareceu ao seminário o presidente do PSDB de Goiás, o deputado Giuseppe Vecci (PSDB-GO).

Pesquisa

Após as duas palestras, foi feita uma sobre quem são e o que pensam as mulheres do PSDB Goiás. “Essa pesquisa está sendo realizada com todos os segmentos do partido.  Esse perfil serve não só para autoconhecimento do secretariado como também para traçar políticas públicas voltadas para o público feminino”, disse Lêda Borges.

A tucana ressaltou que estimular a participação das mulheres dentro da sociedade é o primeiro passo para alcançar a plena democracia.

“A grande transformação está na ocupação dos espaços de poder pelas mulheres. Temos que incentivá-las a ocupar o espaço de liderança na política e só se ocupa isto com mandato. É um incentivo para as candidaturas femininas”, disse a deputada estadual.

Interiorização

Lêda Borges defendeu os trabalhos de interiorização do partido e afirmou que a capilaridade contribui para o fortalecimento do laço entre cidadão e governo. “Nós acreditamos que a interiorização é o que leva o crescimento do partido e o fortalecimento dele porque é no município que encontramos a realidade dos eleitores”, observou.

Em seguida, a tucana acrescentou que: “Fortalecer o partido com novas filiações, com a organização do secretariado da mulher no maior número de municípios possível e chamar essa cidadã para compor uma luta social e para participar da transformação da sociedade é o nosso principal objetivo”.

O seminário terminou com um momento em que as mulheres puderam se manifestar e compartilhar sobre a realidade vivida em cada município e com a abertura da mesa para perguntas e respostas das participantes.