Notícias

ITV de Porto Velho promove palestra sobre prevenção ao suicídio

O Instituto Teotônio Vilela de Rondônia promoveu a palestra “Prevenção ao Suicídio” com a psicanalista Elza Jacarandá e o psicólogo Gurgel Neto, no último dia 19, em Porto Velho Participaram filiados do PSDB, simpatizantes e interessados em discutir alternativas preventivas contra o suicídio.

A palestra foi organizada pelo presidente do ITV de Rondônia, Aparício Carvalho, e o coordenador de Formação e Aperfeiçoamento do ITV/PVH, Erdeson de Almeida.

Ao longo deste mês ocorre o Setembro Amarelo – campanha em nível nacional de conscientização e prevenção contra o suicídio.

 Pelos números oficiais, de acordo com os organizadores do Setembro Amarelo, são 32 brasileiros mortos por dia em decorrência do suicídio. A taxa é superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. A OMS estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.

Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia. Há, ainda situações decorrentes de um quadro de transtorno mental tratável, como depressão, transtorno bipolar afetivo, esquizofrenia, quadros psicóticos graves e transtornos de personalidade.

*Com informações da Agência Brasil