PSDB-Mulher envia comissão a Rondônia para a reestruturação do secretariado

A Executiva Nacional do PSDB-Mulher enviou uma comissão especial a Porto Velho (RO) para orientar e auxiliar as tucanas de Rondônia sobre como reestruturar o secretariado estadual respeitando as normas do novo Regimento Interno. Recentemente dissolvido por problemas internos, o secretariado passa por modificações e as mulheres se organizam para as eleições internas marcadas para dezembro deste ano.

Composta pelas advogadas Luciana Loureiro e Sandra Quezado, a comitiva fez palestras, nos dias  15 e 16. As ex-presidentes estaduais Nazaré Trindade e Rosangela Nascimento compareceram e foram as anfitriãs do encontro.

Estruturar

Luciana Loureiro afirmou que, apesar do secretariado estar bem estruturado em alguns municípios, a situação do secretariado estadual ainda precisa ser organizada.

“Nossa ida a Porto Velho foi por uma necessidade de orientar mais de perto as nossas tucanas de como montar o PSDB-Mulher a nível estadual. O presidente regional do PSDB-RO, Expedito Junior, tem colaborado com o trabalho das mulheres no estado e assegurou que nos 52 municípios onde tiver diretório do PSDB haverá um segmento feminino”, disse a advogada Luciana Loureiro.

A tucana classificou como positivo o encontro e ressaltou a importância do contato direto com os segmentos estaduais para a harmonia e a unidade do trabalho feito pelo PSDB-Mulher.

“Nossa reunião foi extremamente positiva. Elas agradeceram muito a nossa presença e se sentiram lisonjeadas de ter uma comitiva da Executiva Nacional especialmente para cuidar de Rondônia”, afirmou Luciana Loureiro.

Nacional

Para Sandra Quezado, o deslocamento de uma comissão para orientar as tucanas rondonienses demonstra o cuidado da Executiva Nacional com as particularidades de cada segmento.

“Fomos recebidas por cerca de 80 mulheres que demonstraram muito interesse no trabalho do partido. Tive a oportunidade de esclarecer dúvidas e de explicar sobre as novidades do novo Regimento Interno”, disse a advogada Sandra Quezado.

Sandra afirmou ainda que as dúvidas sobre o destino dos recursos vindos do fundo partidário e questões referentes ao tempo de TV destinado às mulheres durante as campanhas eleitorais estavam entre as perguntas mais frequentes.

“Durante o encontro falei para as nossas tucanas sobre a importância das mulheres estarem unidas neste momento. Estamos às vésperas de um ano eleitoral em que a unidade do PSDB-Mulher vai ser fundamental para o aumento da representatividade feminina na política”, disse a advogada Sandra Quezado.

A tucana ressaltou o trabalho já é feito pelas mulheres da região. “As nossas tucanas fazem muitas atividades por lá. Ficamos impressionadas com a atuação delas em prol dos direitos das mulheres. Elas são muito ativas. Fiquei satisfeita em ver o empenho e a dedicação das nossas tucanas pela causa feminista”, completou Sandra Quezado.

Eleições

Presente às reuniões, a presidente municipal do PSDB-Mulher de Porto Velho, Maires de Carli,  colocou-se como uma das candidatas à presidência estadual. “Foi muito importante a vinda da Luciana e da Sandra para cá. Já estou no partido desde 2011 e ainda não tinha conhecido ninguém da Executiva Nacional. Nos sentimos valorizadas e motivadas com essa proximidade”, disse ela.

Para Maires, a ida para Rondônia é um sinal de que o partido está mais organizado e estruturado no que diz respeito ao incentivo da participação feminina na política.

Quando questionada sobre sua candidatura, a tucana afirmou que pretende dar continuidade do trabalho já iniciado no secretariado municipal. “Nós temos desenvolvido um trabalho com alcance muito grande. O trabalho que já realizamos na capital poderá servir  de modelo para o  interior”, afirmou.

O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) e presidente do PSDB de Rondônia, Expedito Junior, fizeram questão de prestigiar as mulheres e oferecer apoio para as atividades futuras.