Notícias

Mulheres cegas se transformam em maquiadoras profissionais

No Paraná, o Instituto Sensorial Brasileiro, organização não-governamental, inovou: oferece cursos de maquiagem para mulheres cegas. A iniciativa é da presidente da entidade, Danielle Franco.

Segundo Danielle Franco, a inspiração veio de uma frase que ouviu de uma deficiente visual:  “Já que eu não posso ver, quero me sentir mulher”.

A partir daí, inspirado pela frase, dita por uma mulher com deficiência visual, o Instituto Sensorial Brasileiro foi criado em 2016, com objetivo de elevar a auto-estima dessas pessoas, estimulando ações no âmbito profissional e pessoal.

O curso de maquiagem é oferecido no Paraná, mas serve de exemplo para iniciativas semelhantes em qualquer parte do país. Para Danielle Franco, os objetivos vão além da profissionalização, mas da autonomia, segurança, independência e acessibilidade.

As mulheres cegas são treinadas a reconhecer a face de suas clientes a partir do tato, identificar as cores também por mecanismos próprios e assim com bom senso e o talento natural conseguem fazer belas maquiagens.

*Com informações do Instituto Sensorial Brasileiro.