Tucana é a primeira mulher a relatar reforma política na Câmara

Foto: Agência Câmara

Brasília (DF) – Relatora da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 282/16, que visa acabar com as coligações proporcionais e instituir uma cláusula de desempenho para os partidos nas próximas eleições, a deputada federal Shéridan (PSDB-RR) é a primeira mulher a relatar um projeto da reforma política no Congresso, de acordo com consultores da Câmara. As informações são de reportagem desta quarta-feira (30) do jornal Folha de S. Paulo.

A parlamentar está em seu primeiro mandato, tendo sido a deputada mais votada em Roraima, com 35 mil votos. Na última quarta-feira (23), o relatório da tucana foi aprovado na comissão especial. A expectativa é de que a proposta seja analisada no plenário nesta quarta (30).

Com um projeto que tem o objetivo de reduzir o número de partidos nos próximos anos, a proposta de Shéridan encontra resistência entre algumas legendas médias e pequenas. Há, por outro lado, quem critique o relatório da tucana justamente por ter flexibilizado as regras para os partidos nanicos. Na PEC original, o valor mínimo de votos válidos a serem atingidos já em 2018 era de 2% em, no mínimo, 14 estados. No texto da deputada, o índice caiu para 1,5% em pele menos nove unidades da Federação.

Shéridan, no entanto, não se deixou influenciar pela pressão dos dois lados. “Não temos como alcançar unanimidade, fazer um projeto ideal”, afirmou. “Deve ser um projeto viável, aprovável”, completou a tucana.