Notícias

Yeda Crusius é indicada como interlocutora da Frente Nacional de Prefeitos

A deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS) foi indicada pela prefeita do município de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (PSDB), para ser a interlocutora dos interesses da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na Câmara. De acordo com a prefeita, Yeda Crusius é a pessoa ideal para representar a cidade, pelo compromisso que tem, como deputada e ex-governadora do Rio Grande do Sul, com a pauta municipalista.

“A deputada compreende os desafios dos municípios e é sensível a necessidade que nós temos de rever o pacto federativo e a distribuição do bolo tributário no Brasil. Os municípios cada vez tem mais responsabilidade, mas não tem a devida autonomia, não tem a contrapartida de recursos financeiros”, afirmou Paula Mascarenhas.

Em seguida, a prefeita acrescentou que: “Tenho certeza de que a deputada Yeda Crusius vai ser uma digna representante para tratar desta pauta, e que a gente possa reverter e melhorar essa situação em nome do interesse público, interesse da população dos diversos municípios brasileiros”.

Para enfrentar a crise econômica, em abril deste ano, a diretoria da Frente Nacional de Prefeitos se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no intuito de buscar o fortalecimento das administrações municipais e o apoio aos temas urgentes da pauta municipalista dentro do Congresso.

Yeda Crusius agradeceu a indicação. “As políticas públicas com os melhores resultados para o povo são as feitas pelos municípios. Trabalho por eles, como fiz como governadora e deputada federal”, afirmou.

Frente Nacional de Prefeitos 

Única entidade municipalista nacional, a FNP é dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício. A Frente abrange 100% das capitais, 60% dos habitantes e 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, e tem como foco de atuação os 400 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes.

Durante o 4ºEncontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (IV EMDS) em Brasília, os prefeitos elaboraram um documento com pontos essenciais para a governança local>  o pagamento de precatórios; as propostas que tratam da proibição de novos encargos ou da instituição de prestação de serviços aos estados, DF ou aos municípios sem a previsão de recursos necessários ao seu custeio; a possibilidade de os municípios implantarem a CIDE-Municipal para financiar o sistema de transporte público e o projeto que pretende instituir obrigatoriedade de revisão periódica do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

*Da assessorias de imprensa da deputada Yeda Crusius (PSDB-RS).