Notícias

“Não dá mais para esperar”, por Solange Jurema

Foto: Tercio Carpello/ASCOM PSDB-AL

Por dois dias, eu assisti maravilhada a exposições com especialistas de várias áreas que falaram sobre um Brasil possível, que dá oportunidades às comunidades mais carentes e que enxerga as necessidades de cada um com suas especificidades, a partir do desenvolvimento de seus potenciais. Foi durante a conferência dos parceiros da Fundação Konrad Adenauer (KAS), no Rio, que discutiu: “O Brasil em transição: Em busca de uma cultura ética e transparente”.

Nas discussões, uma conclusão que pode parecer óbvia, mas muito dura de ouvir quando no coração bate um verde-amarelo. O Brasil sofre de uma grave crise político-institucional em que partidos políticos e seus atores já não contam mais com a confiança da sociedade e o pior, por vezes com a desconfiança e o descrédito. Como se isso não fosse o suficiente, há uma crise econômica que interrompe planos e perspectivas imediatas.

Diante de um cenário deste, a alternativa é buscar parcerias para realizar projetos práticos que aliam medidas de transparência e de combate à corrupção, mas, sobretudo, ações que podem melhorar o cotidiano das comunidades – por vezes, invisíveis aos olhos de muitos.

Parceira do PSDB-Mulher, a KAS, que é uma fundação política alemã, independente e sem fins lucrativos, que atua em vários segmentos e tem projetos muito interessantes. Um deles é o Saúde e Alegria, desenvolvido na Amazônia, que é encantador: com palhaços e de forma lúdica os educadores orientam, de forma sustentável, uma série de ações para o desenvolvimento das comunidades e da região.

O projeto Saúde e Alegria reúne um conjunto de práticas e soluções adaptadas que geram benefícios diretos à população tradicional. Há ações que estimulam os jovens e o empreendedorismo, as mulheres artesãs e o ecoturismo. Estes são só alguns exemplos. Há mais de 10 anos, essas ações conjuntas são colocadas em prática envolvendo aproximadamente 15 mil pessoas.

Ao ouvir esses relatos, eu me pergunto: por que não buscar mais parcerias para executar propostas assim? É hora de arregaçarmos as mangas e por em prática a nossa grande bandeira da igualdade de oportunidades para todos e todas indistintamente pelo Brasil afora. Não dá mais para esperar!

*Presidente nacional do PSDB Mulher e ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres no governo Fernando Henrique Cardoso.